Programa e Oradores

09h30

Boas-Vindas
Pedro Santos Guerreiro

Pedro Santos Guerreiro

Jornalista

09h32

Sessão de Abertura
Isabel Barros
Pedro Siza Vieira

Isabel Barros

Presidente da APED

Isabel Barros é Administradora Executiva da Sonae MC e Não Executiva da Sonae Indústria, cargos que acumula com a Presidência da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e Comissão Executiva da CIP (Confederação Empresarial de Portugal). É atualmente Presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae e conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Talento, em contexto nacional e internacional.

Desde Novembro 2020, integra o Conselho de Administração do Oporto British School.

Durante o ano de 2019 foi distinguida com o prémio global Leading Women Awards na categoria ‘Excelência’ pelo WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), com enfoque no reconhecimento de mulheres líderes com contributo diferenciado no que toca aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODGs).

Também em 2019 assumiu o cargo de vice-presidente do BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

Desde 2015, integra o Conselho Executivo da Junior Achievement Portugal (JAP), congénere portuguesa da maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo, sem fins lucrativos.

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com um MBA da EADA Business School Barcelona e da Nagoya International School Japan, Isabel Barros é frequentemente oradora e professora convidada para diferentes fóruns sobre gestão e liderança.

Pedro Siza Vieira

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital

Na sua atividade académica, foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa e Assistente na Universidade Autónoma de Lisboa e ainda, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa.

Foi ainda formador em pós-graduações e cursos promovidos por diversas instituições, incluindo a Universidade Nova de Lisboa, a Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Como advogado, foi sócio da Morais Leitão, J. Galvão Teles e Associados, Sociedade de Advogados e, de 2002 a outubro de 2017, sócio da Linklaters LLP, sendo Managing Partner do escritório de Lisboa desta sociedade, entre 2006 e 2016.

Integrou vários Grupos de Trabalho responsáveis pela elaboração de anteprojetos legislativos, entre os quais, os que estiveram na origem do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, do Regime da Responsabilidade Civil do Estado e demais pessoas coletivas públicas e da Lei de Arbitragem Voluntária.

Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e vogal da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas.

Foi Ministro Adjunto e da Economia no XXI Governo Constitucional desde 2018 e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

09h40

Dreaming Up Retail 2030
Momento 1: Apresentação de estudo sobre o futuro do retalho e as tendências no mercado português
Ana Paula Guimarães
Duarte Braga

Ana Paula Guimarães

Sócia-Associada no escritório de Lisboa da McKinsey

Desde que ingressou na firma, tem servido clientes da América do Norte (onde passou os últimos 6 anos), África e Europa nos setores de retalho e bens de consumo.

É expert em estratégia de crescimento e no lançamento de mercados na área do Retalho e Consumidor. Recentemente, liderou projetos em Portugal e trabalhou com players de brick&mortar e online. Em bens de consumo, trabalhou em vários segmentos – desde alimentar, a bebidas, a beleza e bens duradouros.

Possui uma licenciatura e um mestrado em Macroeconomia pela Nova School of Business & Economics e um MBA pela Columbia Business School.

Duarte
Braga

Senior Partner da McKinsey e Office Manager do escritório da Ibéria

Desde o seu ingresso na firma, em 2000, tem liderado maioritariamente esforços de transformação nos setores de Telecomunicações, Banca e Retalho. Tem ajudado as maiores instituições numa variedade de tópicos, tais como estratégia, marketing e vendas e transformações digitais.

Tem dinamizado o relacionamento com as principais instituições públicas e privadas em Portugal e Espanha e fomentado o desenvolvimento de capacidades e inovação nas áreas de estratégia, marketing, digitalização, análise avançada de dados e desenvolvimento de capacidades nos clientes. Adicionalmente, desenvolveu trabalho em vários países na Europa, América Latina e Ásia, apoiando diversas empresas de Telecomunicações, Bancos e empresas de Consumo na definição de estratégias corporativas, comerciais, e de turnaround financeiro e operacional.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, tem um MBA pelo Insead em França.

Dreaming Up Retail 2030
Momento 2: Debate “O futuro do retalho em Portugal”
Cláudia Azevedo
Pedro Soares dos Santos
Moderação:
Gonçalo Lobo Xavier

Cláudia Azevedo

Presidente da Comissão Executiva da Sonae

Cláudia Azevedo é Chief Executive Officer da Sonae deste abril de 2019. Está no grupo desde 1994, onde tem desempenhado diversos cargos em empresas de distintos setores de atividade. Iniciou o seu percurso no projeto Visa Universo, tendo assumido, em 1998, a Direção de Marketing e Particulares da Optimus.

Entre 2001 e 2018, assumiu a liderança da Sonae Investment Management, empresa dedicada à gestão de investimentos em tecnologias de informação aplicadas ao retalho e telecomunicações. Em 2013, foi nomeada CEO da Sonae Capital, empresa cotada no PSI 20 e responsável pela gestão de um portfólio de empresas diversificado nos setores de energia, imobiliário, turismo, fitness e indústria.

É presentemente membro, entre outros, dos Conselhos de Administração da Efanor, Sonae, Sonae MC, Worten, NOS, SonaeCom e Sonae Capital.

É licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, MBA pelo INSEAD e frequentou diversos cursos de gestão nas universidades de Harvard e Stanford.

Pedro Soares
dos Santos

Administrador-Delegado e Presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins

Pedro Soares dos Santos representa a quarta geração da família que detém o controlo acionista de Jerónimo Martins.

Iniciou a sua carreira profissional no Grupo Jerónimo Martins como assistente de compras na área de Perecíveis do Pingo Doce, ingressando, mais tarde, na Direção de Operações, como Gerente de Loja. Ao longo do seu percurso, desempenhou funções em várias áreas e em diferentes Companhias do Grupo, e frequentou diversos cursos de gestão em algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, como Kellog, Harvard, o IMD ou Darden.

Em 1995, foi nomeado Director-Geral do Recheio e eleito Administrador de Jerónimo Martins, SGPS, S.A.. Tornou-se, em 1999, responsável pelas Operações na Polónia, tendo conduzido a operação de reestruturação do negócio naquele país. Em 2001, assumiu também a responsabilidade pela área da Distribuição do Grupo em Portugal. Foi membro da Comissão Executiva de Jerónimo Martins e responsável pela área de Distribuição até 2009. Em 2010, foi eleito Administrador-Delegado e é também, desde Dezembro de 2013, Presidente do Conselho de Administração de Jerónimo Martins.

Gonçalo Lobo Xavier

Diretor-Geral da APED

Gonçalo Lobo Xavier é, desde setembro de 2018, diretor-geral da APED, a associação mais representativa do setor do retalho alimentar e não alimentar em Portugal. Foi Board Advisor na AIMMAP, trabalhando para o setor industrial mais exportador do país entre 2013 e 2018.

Foi ainda Diretor Geral da Rede de Centros Tecnológicos por mais de 10 anos e trabalhou para todos os setores da indústria transformadora nacional.

Desde 2011 que é membro indicado pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal) para o Comité Económico e Social Europeu, órgão consultivo da UE em Bruxelas, onde foi Vice Presidente com o pelouro da Comunicação entre 2015/2018. É ainda  Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, desde 2014, no âmbito do HORION 2020 e Horizon Europe, colaborando com a FCT e com o GPPQ na promoção das oportunidades do maior programa de inovação da Europa.

É licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho e fez o Global Advanced Leadership Program – IMD Lausanne e o Programa Avançado de Gestão da Porto Business School, onde também já fez várias outras formações nas áreas de Comércio Internacional e Comunicação Institucional.

10h30

Retail DNA: Sustainability
Ensaio: Chris Goodall
Chris Goodall à conversa com Luísa Schmidt

Chris Goodall

Empresário e escritor sobre transição para economia de carbono zero

Chris Goodall é empresário e escritor sobre a transição para uma economia de carbono zero.

É autor de várias obras de sucesso às quais têm sido atribuídos prémios e louvores. O seu mais recente livro, What We Need To Do Now, define vários caminhos para que o Reino Unido se torne neutro em carbono em 2050. É também escritor no Guardian Environment Network e noutros websites na área da energia, como o Abundance e o The Ecologist.

A experiência de Chris reside nas abordagens globais para a geração de energia de baixo carbono, aquecimento de baixo carbono, carros elétricos e armazenamento de bateria, bem como a captura de carbono e geo-engenharia.

Acredita piamente na pesquisa e defende que o mundo pode agora tornar-se num mundo de baixo uso de combustível fóssil, mas com prosperidade razoável para todos. É um otimista sobre o futuro da energia.

Antes de iniciar o seu percurso na energia há 10 anos, era parceiro de negócios de Claire Enders na Enders Analysis, uma empresa especializada em pesquisa de capital de media e telecomunicações.

Luísa Schmidt

Socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Socióloga e investigadora principal com habilitação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade.

Integra o Comité Científico do Programa Doutoral em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável”. Faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação, como no ensino, como na articulação entre academia e sociedade.  Coordena vários projetos de investigação e é autora de mais de 130 publicações. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e do Working Group for Sustainable Development no âmbito dos EEAC – European Environment and Sustainable Development Advisory Council; co-fundadora e membro da Energy & Society International Network. Prémio Ciência Viva Media do Ministério da Ciência em 2016.

Colunista regular do Jornal Expresso sobre questões ambientais e de cidadania.

11h10

Machine Challenge: Geopolítica, Economia, Transição Digital e Inteligência Artificial
Ensaio: Carl Benedikt Frey
Carl Benedikt Frey à conversa com Miguel Monjardino

Carl Benedikt Frey

Oxford Martin Citi Fellow - Oxford Martin School - Director, Programme on Technology & Employment

Carl Benedikt Frey é autor e historiador económico. É Oxford Martin Citi Fellow e dirige o Future of Work Programme da Universidade de Oxford. É também membro sénior do Institute for New Economic Thinking de Oxford e do Departamento de História Económica na Universidade de Lund.

Em 2013, Frey coescreveu a obra “The Future of Employment: How Susceptible Are Jobs to Computerisation”. Com mais de 6.000 citações, a metodologia do estudo foi utilizada pelo Conselho de Consultores Económicos do Presidente Barack Obama, pelo Banco de Inglaterra, pelo Banco Mundial, e também como uma popular ferramenta de previsão de risco pela BBC.

No seu mais recente livro “The Technology Trap: Capital, Labour, and Power in the Age of Automation”, Carl examina a interação das revoluções tecnológicas e as mudanças sociais e políticas que as acompanham. Da revolução industrial ao digital e à Inteligência Artificial, Carl Benedikt Frey aborda a forma como o capital político, financeiro e social é alterado pela disseminação das tecnologias. ‘The Technology Trap’ foi eleito como um dos Livros do Ano pelo Financial Times.

 

Miguel Monjardino

Professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa

Miguel Monjardino é Professor Convidado de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2006, é colunista de política internacional do jornal Expresso. É ainda analista da SIC-Notícias para assuntos internacionais desde 2001. Em 2004, criou a República, um programa de educação baseado em Clássicos Gregos e longos passeios a pé em natureza para alunos de 14-18 anos. Vive em Angra do Heroísmo, Açores, e tem escrito para o City Journal em Nova Iorque.

11h50

From Presidents to CEOs, the Price of Politics and Larger Lessons of Leadership
Ensaio: Bob Woodward
Bob Woodward à conversa com Pedro Santos Guerreiro

Bob Woodward

Editor associado do Washington Post, vencedor de dois prémios Pulitzer

Bob Woodward é editor associado do The Washington Post, onde trabalha desde 1971. Tem dois prémios Pulitzer, o primeiro ganho em 1973, com Carl Bernstein, pela cobertura do escândalo Watergate e o segundo, em 2003, como repórter principal pela cobertura dos ataques terroristas do 11 de setembro.

Woodward é autor ou co-autor de 20 livros, todos eles considerados best-sellers de não ficção. Quatorze destas obras atingiram a posição de livro mais vendido, incluindo a sua obra mais recente, “Rage”, o segundo livro de Woodward sobre a administração Trump na Casa Branca.

A revista “Newsweek” publicou excertos de seis livros da autoria de Woodward como manchete e destaque de capa. O programa “60 Minutes” fez peças sobre oito dos seus livros e três das suas obras deram origem a filmes.

Ao apresentar os 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos, a revista Time definiu o “All the President’s Men”, de Bernstein e Woodward, como “talvez a peça jornalística mais influente da história.”

 

 

Pedro Santos Guerreiro

Jornalista

12h30

Principais Conclusões
Pedro Santos Guerreiro

Pedro Santos Guerreiro

Jornalista

12h45

Sessão de Encerramento
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo
de Sousa

Presidente da República Portuguesa